segunda-feira, 15 de junho de 2009

Armas e conflitos no mundo

Todos os dias milhões de pessoas vivem com medo da violência armada e aproximadamente meio milhão de pessoas morre por ano devido a essa violência. A violência armada não aterroriza apenas filmes ou cidades como Rio de Janeiro, ela vai de cidades como Los Angeles até países como Iraque.

Os conflitos armados atingem desde pequenas cidades até conflitos internacionais. Esses conflitos estão fora de controle e por mais que todos saibam disso ainda não existe uma lei que puna fornecedores legais.

Atualmente as armas são fornecidas por 98 países e mais de 1000 empresas diferentes, que movimentam cerca de 21 bilhões de dólares por ano, fora as ilegais, e são produzidas todos os anos aproximadamente 8 milhões de armas e 16 bilhões de cartuchos,o que representa duas balas por pessoa.
Quase 60% das armas pequenas estão na mão de civis, que compram pensando em se defender, mas acabam aumentando o número de vitimas.

Um terço dos países gasta mais em armas para se defender do que no sistema de saúde. Estão entre eles a maioria na África, Ásia, Oriente Médio e América Latina. E os cinco países membros permanentes do conselho de segurança são os maiores fornecedores de armas do mundo, são eles: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido que juntos representam 88% das exportações mundiais de armas convencionais. Nos últimos anos os Estados Unidos, o Reino Unido e a França faturaram mais em exportação de armas do que deram em ajuda contra a violência.

Um filme que retrata bem esse comércio é O Senhor das Armas, com Nicolas Cage, que fala da vida de um Ucraniano que vai para os Estados Unidos e começa a vender armas para gangsters e acaba se transformando em um grande traficante de armas.

Julliana Stefhanne, no. 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário