segunda-feira, 15 de junho de 2009

Questionário sobre conflito entre russos e chechenos

1-Qual a origem do conflito entre chechenos e russos?
O conflito entre chechenos e russos tem cunho étnico/religioso e Em 1991, quando a União Soviética acabou, um movimento de independência surgiu na Chechênia (maioria muçulmana), enquanto a Rússia recusava-se a permitir a secessão. Ainda em 1991, Djokhar Dudaiev, presidente nacionalista da República da Chechênia, declarou a independência chechena. Em 1994 o presidente da Rússia, Boris Iéltsin, enviou quarenta mil soldados para evitar a separação da região da Chechênia, uma importante produtora de petróleo, mas encontrou uma forte resistência. Desde então, a luta pela independência chechena tem causado diversos conflitos armados, o que resultou em aproximadamente 150 mil mortos, no período de 1994 a 2003.

2-Qual a situação atual do conflito?
Apesar de declarações, por parte de Moscou, de que a "fase militar" da operação já terminou, o número de vítimas russas continua a crescer.Milhares de soldados russos estão na Chechênia para apoiar um governo civil nomeado pelo Kremlin.Mas, de maneira geral, os rebeldes são discretos, evitando batalhas que poderiam expor militantes ao imenso poder de fogo das Forças Armadas russas. A estratégia dos militantes é principalmente fazer ataques relâmpago usando táticas de guerrilha. Até o momento o governo russo não parece comprometido com a idéia de um acordo de paz. E desde os ataques de 11 de setembro, a pressão diplomática para encontrar uma solução pacífica para o conflito, diminuiu.

3- Desde o período final do século XIX até o período pós-guerra, qual foi o tratamento imposto pela União Soviética aos chechenos?
Como parte do Império Russo desde 1859, a região chechena-inguchétia foi incorporada como República Socialista Soviética Autônoma da Checheno-Ingushkaya durante a fundação da União Soviética. Durante o regime soviético, os chechenos, acusados de colaboração com a Alemanha nazista (que não chegou a conquistar a Chechênia), sofreram uma deportação - de natureza genocida - para a então República Socialista Soviético do Cazaquistão (o atual Cazaquistão independente) e depois para a Sibéria, durante a Segunda Guerra Mundial. A república foi abolida entre 1944 e 1957, tornando-se no oblast de Grózni.

4- Qual a relação entre russos e chechenos e o reconhecimento dos Estados Independentes após o fim da União Soviética?
Durante o regime soviético, mais de 100 nacionalidades foram reconhecidas pelo Estado, como distritos ou repúblicas autônomas dentro de um sistema federalista, respondendo a uma divisão étnica. Por sua parte, outras comunidades não tiveram direito a este reconhecimento. Na maioria desses enclaves, os russos constituíam minorias étnicas dentro da população, apesar de usufruírem de uma desproporcionada representção nos governos locais - já que os russos e membros de outras nacionalidades participavam pouco da administração local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário