segunda-feira, 15 de junho de 2009

Armas e conflitos no mundo

Existem hoje no mundo cerca de 600 milhões de armas. Todos os anos são produzidas mais oito milhões. A falta de controle sobre as transferências internacionais de armas permite que elas gerem conflitos, repressão, crimes e abusos dos direitos humanos.

Hoje os principais conflitos armados em andamento são Palestina e Israel e a ocupação do Iraque e Afeganistão. Isso se deve ao fato de que em 1948, após o Plano de Partilha elaborado pela ONU, dividiu a região, que estava sob o domínio britânico, em estados árabes e judeus, e desde ai a disputa por étnica começou, durando até os dias de hoje.

No transcorrer das duas guerras mundiais do século XX a população mundial perdeu mais de 70 milhões de vidas. A partir de 1945 até a queda da União Soviética, os 40 anos de Guerra Fria, morreram no planeta cerca de 17 milhões de pessoas em conflitos armados e de 1990 até 2003 as guerras levaram mais de 3 milhões de vidas. No total os conflitos armados do século XX provocaram cerca de 90 milhões de vítimas fatais.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial vêm sendo deflagrados muito mais conflitos armados em todo o planeta do que em séculos anteriores e essa tendência parece se acentuar cada vez mais. Em síntese, o século XXI está delineando-se como um mundo em constante conflito, porém com menos vítimas fatais que nos séculos anteriores.

Com isso pode-se definir conflitos como o choque de interesses, ou posições diferentes, sobre valores nacionais, onde nações ou até mesmo estados, usufruem muitas vezes de armas ou ameaças para conseguir seus objetivos. E o resultado na maioria das vezes não é o esperado, causando apenas mortes e prejuízos para ambos os lados.

Anne Caroline, no. 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário